segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Supermercado

Consegui estar um passo à frente das minhas necessidades pelo que, tirando os frescos, ando sempre a comprar para os meses seguintes. Em que é que isso resulta? Aproveitar as promoções ao máximo.

Acho que o meu segredo foi fazer isto aos poucos. Num mês aproveitei a promoção do detergente e champô, nos outros meses não me preocupei com estas despesas, sobrou fundo maneio para a promoção de azeite e desodorizante e abasteci-me. E assim por diante...

Mas faço alguma ginástica e, como tenho bastantes supermercados na minha zona de residência, vejo os catálogos online e vou pulando entre promoções nuns e noutros. Por exemplo, os papeis (absorvente cozinha, higiénico, etc...), compro tudo no “Espaço Casa”; adoro aqueles preços baixos fixos e em material de qualidade - fica a dica! Dou sempre preferência aos descontos imediatos (e não em cartão) porque o dinheirinho fica na minha carteira e oriento-me melhor.

Experimento marcas brancas. Nuns casos gosto e torno-me “cliente”, noutros nem por isso. É um ciclo de experimentação para se ir fazendo (e nunca fazer de uma vez só porque podemos não gostar de nada e lá vai uma compra inteirinha para o lixo).

Em relação aos frescos, aproveito e vou ao mercado semanal. Compro sempre nas senhoras sem ser das bancas (as lavradeiras). Por vezes a fruta é feia, mais pequena ou sem ser calibrada, mas é tão mais saborosa e saudável para a carteira.

Em casa, tenho sempre sopa feita e começo sempre a refeição com uma pouca. Depois vou variando o restante da alimentação: ora carne, ora peixe, uma massa... às vezes uma pizza (poderei abordar a cozinha a solo mais tarde). E a refeição termina sempre com fruta. Não compro refrigerantes, nem bolachas daquelas cheias de creme. Tento fazer uma alimentação saudável com o mínimo de comida processada (que até nem presta para nada), bastantes vegetais frescos e cereais (sementes sésamo, chia, aveia,...).



E acho que o saudável fica bem mais do que dizem! É preciso é saber viver... e comprar! ;)


4 comentários:

  1. Olá, achei muito interessante as tuas dicas, e lembrei-me que antigamente comprava chia e bagas de gogi no celeiro ou no minipreço, e agora compro avulso e sai MUITO mais barato... 150 gr no celeiro são 3 e pouco na lojinha onde compro fica a 1.30€ ;) nao sei de que zona és mas tenta procurar se não existe nenhuma lojinha que o faça... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro no pingo doce e minipreço. Vou mesmo procurar alguma lojinha por aqui que venda avulso (nem sabia que se vendia assim). Obrigada pela dica! ;)

      Eliminar
  2. Olá Poupada,
    Julgo que dá para comprar a peso no Jumbo de Alfragide.
    Têm a zona mais saudável e podemos comprar ração para animais (experimentei para os meus gatos, mas não tocaram...), chás, rebuçados, ervas aromáticas, etc tudo a peso.
    A vantagen é que apenas compramos a quantidade que queremos, tudo colocado num saco de plástico, por isso não pagamos embalagem.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhh! Isso queria eu!!! :)

      Olá Teresa!
      Infelizmente (e como choro todos os dias...) na minha cidade não tenho Jumbo! O Sr. Belmiro monopolizou tudo e julgo que por cá até há pessoas que morreriam à fome se o Continente fechasse! ihihihi

      Onde arranjo alguns alimentos avulso é no intermarché, pingo doce e numa frutaria aqui do meu bairro (que é espectacular) mas não tantos como seria de desejar.

      Eliminar