quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dinheiro de bolso

Nesta categoria incluo todos os gastos pessoais: um café, um jantar fora, roupa, cabeleireiro, uma saída com os amigos, cinema, etc...

Esta categoria era o meu grande calcanhar de Aquiles. E digo "era" porque sinceramente acho que está mais controlada (se bem que quando alguma coisa derrapa, é aqui!).


Antigamente não controlava: saía todos os finais de semana, jantava fora, comprava roupa sem olhar a preços ou necessidades, amontoava os livros que comprava sem lhes dar vazão, etc.. 

Agora tenho a coisa mais controlada: tenho um limite de 1 jantar fora por mês e obrigo-me a cumprir. Eu e os meus amigos tentamos fazer alguns programas indoor (ora em casa dum, ora em casa doutro), nem que sejam só uns aperitivos e uma cervejinha ou um chá e pôr a conversa em dia.
Passei a fazer mais actividades culturais gratuitas ou com preços simbólicos, como música ao vivo, circuitos organizados pela câmara municipal, exposições, apresentações de livros, etc... Para o cinema compro, quando aparecem, aqueles bilhetes mais baratos nos sites da groupon ou similar. Livros compro sempre que necessito e nas promoções online na fnac ou promoções do supermercado (tento manter apenas 3 livros por ler no meu "stock").
Quanto à roupa, tento comprar muito mais em saldos e outlets. Passei a comprar muito mais qualidade do que quantidade (até porque tinha o closet cheio de porcaria que nem usava).
Relativamente a cuidados de princesa, só vou ao cabeleireiro cortar (e ainda vou à minha cabeleireira de bairro que é um amor e é baratinha, baratinha), depilação e tratamentos ao cabelo faço em casa, e não pinto as unhas, nem tenho pestanas postiças nem nada disso.

A gestão que faço destas actividades é não comprar tudo no mesmo mês! Um mês vai para roupa, outro para livros, etc... Prefiro gastar menos e mais controladamente nestes caprichos do dia-a-dia (pelo menos para mim são) e ter algum dinheiro para o que realmente me faz feliz, como por exemplo um upgrade na minha casa (ainda me falta a bancada na churrasqueira, o caminho pavimentado, arranjar o jardim, cortinados, ufaaa....) ou viajar (adoro, adoro!!). Adoro fazer planos a médio prazo e poupar com objectivos (neste momento tenho projectada uma viagem para a Páscoa e colocar o lancil para o caminho até ao Verão).

Por fim, resta dizer que faço a  gestão a este dinheiro por dia, ou seja, divido o plafond disponível pelo número de dias do mês. Assim sei que, se quero ir ao cabeleireiro, por exemplo, tenho que andar uns dias sem gastar para poder ir. Cá em casa é assim: ditadura auto-imposta! :)


3 comentários:

  1. Tb é nesta categoria que nos espalhamos sempre, isso e no supermercado. Os meus orçamentos mensais dão sempre pró torto por causa destas compritas. Não é que gastemos muito mas deveríamos ter amsi tino :S

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo! O plafond é tão pequenino que qualquer descuido... pufff! Lá sai derrapanço. E realmente olhamos para trás e dizemos mal da nossa vida porque a maioria das vezes até gastamos em coisas bem "parvinhas" e evitáveis!

      Eliminar
  2. Muito bem gerida, sim senhor!

    Acho mesmo que vou tirar algumas ideias.

    :-)

    ResponderEliminar