quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Poupar!

A poupança existe sempre associada ao meu orçamento doméstico.

Nesta parcela já tive as mais variadas somas. Quando comecei a trabalhar nem me preocupei muito com isso... vivia com os meus pais, não tinha preocupações e o dinheiro foi-se juntando naturalmente (uns meses mais do que outros) sem me privar de nada. Quando decidi que queria construir uma casa para mim, aí comecei a esticar (de uma maneira que nem vos conto!!!) Poupava tudo o que conseguia. Foram 4 anos duros da minha vida: tinha o trabalho a tempo inteiro (com mais umas valentes horas extra não remuneradas pelo meio), e arranjei sempre mais um part-time (fui porteira num bar, fiz auditorias para um shopping, fiz promoções,....). Foi nessa altura que amealhei algum dinheirinho para começar a dar forma ao meu sonho :)

E hoje? Hoje a casa está feita (mas precisa de ser paga! :p), mas precisa ainda de muitas coisas: acabar a churrasqueira, fazer o caminho desde a estrada até casa, arranjos exteriores, candeeiros, cortinas, decoração,... ufa!!). Além disso gosto de viajar. Não viajo tudo o que gostaria (por mim estava sempre a laurear a pevide), mas vou fazendo umas passeatas. Também gosto de estar actualizada profissionalmente e por isso, volta e meia faço umas formações.

Isto é tudo muito bonito, mas custa tudo muito caro! Como faço a poupança?

1) Como já expliquei anteriormente o meu subsidio de natal e férias, assim como qualquer dinheiro extra como o reembolso de IRS (caso exista), vai direitinho para a poupança.

2) Além disso tento (e digo bem tento porque nem sempre é possível) poupar 5% do meu salário todos os meses. Poderá não ser muito e os "especialistas" aconselham mais, mas cá por casa as especialistas somos nós e cada um sabe de si! ;)

3) Chamo-lhe "os trocos que deixei de gastar"... Se por acaso estou muito mole e não me apeteceu sair para lanchar com os amigos, ou até resisti e não comprei aquela revista na caixa do supermercado, coloco esses trocos num mealheiro "de sonho".

E agora... O dinheirinho está de parte, como faço para o gastar racionalmente?

1) Parte do dinheiro da poupança vai directamente para uma viagem (daquelas pequeninas, aqui a um vizinho europeu). Uma vantagem de estar a solo nesta luta: só pago por um! :)

2) Tento fazer algumas formações. Nada de muito caro e se der para pagar às prestações até o tento fazer com o dinheiro do mês (não poupando os tais 5%).

3) O restante vai para projectos para a casa; se tenho um projecto maior que me leva muito capital, junto e faço no ano seguinte (de frisar que tenho um plano a 3 anos para os pequenos projectos cá por casa, porque este cash, juntamente com o da viagem anual dá origem a um objectivo concreto e realista pelo qual lutar).

3) O mealheiro, que só dá para abrir com um abre-latas, quando estiver cheio de moedinhas (tento pôr apenas de 1 e 2 €) vai para abate e o recheio vai direitinho para uma "viagem de sonho". Daquelas de pôr as finanças pelas ruas da amargura e a alma iluminada e sorridente. É o meu presente à frugalidade: poupar para o que realmente me faz feliz! E viajar certamente faz feliz qualquer um! :)
Este que tenho por cá será muito certamente para Nova York ou Polinésia Francesa :) Mas ainda está no início...

É como dizem:

O SONHO COMANDA A VIDA!


1 comentário:

  1. Poupar dá trabalho e exige alguns sacrifícios, mas o retorno (leia-se cumprir sonhos!) é tão bom!!!!

    :-)

    ResponderEliminar